Nacionalidade espanhola por residência
Os documentos necessários para solicitar a nacionalidade espanhola por residência são os seguintes:
- Formulário on-line devidamente preenchido.
- Bilhete de Identidade de Estrangeiro (TIE), Certificado de Cidadão da União Europeia ou Cartão de Família de Cidadão da UE.
- Passaporte completo e válido do país de origem que inclua todo o período de residência necessário para obter a nacionalidade (um, dois, cinco ou dez anos dependendo do caso).
- Certidão de nascimento do interessado, selada ou legalizada, consoante o caso, e traduzida por intérprete ajuramentado.
- Certificado de registo criminal do seu país de origem, selado ou legalizado, consoante o caso, e traduzido por intérprete juramentado.
- Certificado de registo.
- Diplomas do Instituto Cervantes da prova de conhecimentos constitucionais e socioculturais (CCSE) e da prova de conhecimentos da língua espanhola (DELE).
- Certidão de casamento, se for casado com um cidadão de nacionalidade espanhola.
- No caso de menores de 14 anos deverá ser apresentada autorização do responsável pelo Registo Civil e certificado do centro de formação no caso de crianças em idade escolar.
Forneça-nos o seu nome, apelido e situação comercial ou dúvida para que possamos ajudá-lo. Escreva-nos em inglês ou espanhol. Obrigado.
Cartão de nacionalidade espanhola por natureza
A nacionalidade por carta de natureza é uma das formas através das quais um estrangeiro pode adquirir a nacionalidade espanhola. Claro que este formulário tem um caráter excecional. Ou seja, nem todos o podem solicitar e o seu pedido não exige um procedimento administrativo específico. A nacionalidade espanhola adquire-se por carta natural quando o interessado em obter a nacionalidade espanhola justifica as circunstâncias excepcionais que o tornam digno da nacionalidade, contornando assim os requisitos exigidos ao resto dos interessados em ser espanhol. Um exemplo de nacionalidade por carta de natureza é a concedida aos atletas que participaram ou vão participar em competições internacionais como representantes de Espanha. O futebolista Ansu Fati natural da Guiné Bissau, jogador do F.C. Barcelona, que pelo seu desempenho desportivo e conquistas profissionais passou a ser considerado um dos jovens talentos do mundo do futebol, adquiriu a nacionalidade espanhola por carta de natureza em 2019.
Forneça-nos o seu nome, apelido e situação comercial ou dúvida para que possamos ajudá-lo. Escreva-nos em inglês ou espanhol. Obrigado.